segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ESCULTURA DE JANUS


Este é um dos bustos do deus romano Janus (Jano), que se encontra no Museu do Vaticano.

Janus era um dos mais famosos deuses romanos. o deus da iniciação, do início das coisas, da transição, da mudança e do tempo.

É representado com dois rostos, um olhando para o passado, e outro olhando para o futuro.

Sem dúvida, existem algumas versões diferentes para o "significado" deste deus romano, mas o que mencionei aqui, tem como referência os antigos escritos de Cícero. Este busto em especial, ajuda a fortalecer ainda mais a etmologia do nome deste deus, proposta por Nigidius Figulus (98 a.C a 45 a.C.), indicando que Janus era Apolo (Sol) e Diana (Lua).

Em sua homenagem, os romanos deram seu nome ao primeiro mês do ano.

Por curiosidade, comecei a pesquisar sobre Janus, e encontrei diversas similaridades com nossa vida, com coisas esotéricas e muito mais. Por exemplo, os romanos festejavam a virada do ano em homenagem a Janus, e faziam jantares suntuosos, como normalmente fazemos a ceia de Réveillon.

Quando vi esta escultura no Museu do Vaticano, ainda não sabia do que se tratava e nem de quem era, mas quis fotografá-la. Sinceramente, a primeira coisa que me veio à cabeça quando a vi, foi lembrar das pessoas de "duas caras", pessoas traiçoeiras e falsas, que fingem lhe apreciar, apresentando-se como alguém que lhe estima, mas na realidade sente o contrário em relação a você. Infelizmente, muitas delas já cruzaram o meu caminho. Deixa quieto...

Para aqueles que gostam de todo tipo de arte, recomendo uma visita ao Museu do Vaticano. É simplesmente um show.

Texto e foto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário